MENU

Leniliz Ornellas no YouTube

Trend Alert Jeans

04 de outubro de 2017

Que jeans é esse?

leni 1 (1)

Do que estamos falando exatamente? Das calças jeans? Sim. Das jaquetas e blazeres? Sim. Das camisas e camisetas? Certamente. Dos vestidos? Com absoluta certeza. E das saias, cintos e sapatos? Também!!! Estamos falando de tudo isso e muito mais. Afinal, hoje em dia, o jeans é usado para a fabricação de qualquer tipo de roupa e acessório. Já vi até óculos!
thumbnail_leni 2

Embora seja comum nos referirmos ao jeans como sinônimo das calças, o que se compreende pela sua história, o jeans é um tecido feito de algodão sarrafo e, diferentemente do que muitos imaginam, não surgiu nos EUA, e sim em Nimes, na França. O tecido de Nimes, de Nimes, foi logo nomeado como denim.

thumbnail_leni 3

Surgiu na França, mas foi difundido nos EUA pelo alemão Levi Strauss, que durante a corrida do ouro na Califórnia buscou na Europa um tecido mais confortável e durável para vender aos mineiros. E o primeiro carregamento que chegou aos EUA tinha o número 501 como referência; número que passou a identificar o modelo mais badalado da Levi’s muitos anos depois.

Pouco a pouco as calças foram se aprimorando. A cor azul, por exemplo, só apareceu em 1890, com o claro objetivo de tornar o tecido mais atraente.

Mas a popularidade mundial do jeans só chega na década de 30 com os filmes de cowboys e a 2ª Guerra Mundial, com os uniformes dos soldados sendo produzidos com jeans. Finda a guerra, o tecido virou moda.

E não poderia ser diferente. É de fácil manutenção e, portanto, prático, e ainda resistente, confortável… E agora, com shapes cada vez mais sofisticados, o jeans ainda consegue ganhar mais espaço e adeptos. Não importa a idade, nem mesmo a ocasião, tem sempre um modelo adequado. Básico, rasgado, oversize,

alfaiataria, pintado, com babados ou bordados, ou ainda aplicações, faça do jeans seu aliado.

thumbnail_leni 4

Os desfiles da NYFW SS18, notadamente os de Tom Ford, Adam Selman, Self Portrait, Carolina Herrera, Public School e Coach, confirmam toda a versatilidade do tecido mais querido da humanidade.

Diga-se o mesmo quanto aos desfiles das grifes Max Mara, Fendi, Dior e Philosophy, dentre outros, da semana da moda de Milão SS18.

 

leni 6

leni 5

Opa, já estava esquecendo… Mas qual a origem da palavra jeans? Lembram do tecido de Nimes? Pois é, era usado pelos marinheiros de Gênova para a fabricação de suas calças, chamadas genes. Com o sotaque italiano, as genes viraram jeans.

Denim is a way of life!

Por Ana Huth.

Deixar um comentário

Últimos posts

- Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017 - Cabeçalho e logotipo por User TI e Comunicação